Pular para o conteúdo principal

Liturgia de Hoje





Evangelho segundo São Mateus 5,17-19.

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar.Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus»."

Comentário:
Aqui transcrevo um trecho do texto de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, que comomenta o Evangelho de hoje.

“Cristo é a plenitude da Lei
17 "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar- lhes pleno cumprimento".

De tal forma Jesus abstraia de algumas normas farisaicas, que muitos poderiam imaginar ter vindo Ele revogar a Lei mosaica, substituindo-a por outra.

Os Doutores da Lei, por exemplo, proibiam o contato com os pecadores e publicanos, enquanto o Divino Mestre ia jantar em casa deles. Rompia também os preceitos farisaicos do sábado, permitia que seus discípulos omitissem as abluções rituais antes da refeição e afirmava não estar a impureza nos alimentos, mas sim no coração. Tudo isso poderia dar a impressão de ser Ele um laxista disposto a abolir as antigas práticas, excessivamente rigorosas.
O Decálogo é um reflexo do Criador
Não ignorando essa objeção dos seus ouvintes, começa Jesus por mostrar-lhes não ser a Boa Nova "uma doutrina de facilidades e uma religião a preços promocionais, menos ainda uma anarquia ou um rompimento revolucionário com o passado de Israel".9 Pelo contrário, Ele vai edificar o Evangelho "sobre os antigos fundamentos, e da Lei divina nada passará, a menos que se diga que um botão de rosa acaba quando a flor desabrocha, ou que um esboço traçado a lápis é suprimido quando a pintura definitiva vem completá-lo, fixá-lo para sempre".10

Em que consiste, então, o "pleno cumprimento" anunciado pelo Messias?
A antiga Lei era, segundo São Tomás, a "da sombra", pois apenas "figurava com alguns atos cerimoniais e prometia por palavras" a justificação dos homens.11 A nova, entretanto, é a "da verdade", porque realiza em Cristo tudo quanto a Lei antiga prometia e figurava. Ou seja, a Lei nova realiza a antiga enquanto supre o que faltara a esta.

12Nosso Senhor não é só o Autor da Lei, mas também a Lei viva. Assim como dizemos que "o Verbo de Deus Se fez carne", podemos afirmar que "a Lei de Deus Se fez carne e habitou entre nós". No Divino Mestre se encontram os Dez Mandamentos no estado de divindade, pois, por exemplo, o que fez Ele na sua vida terrena senão praticar a todo o momento o Primeiro Mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas"?

Nessa perspectiva, fácil é vermos no Decálogo um reflexo do Criador, compreendermos a beleza que existe nos seus preceitos e acatá-los com amor, de modo a criar em nossa alma a aspiração de cumpri-los com integridade, como meio de nos aproximarmos de Deus.

Decálogo e moral de situação
18 "Em verdade, Eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra".

Os adeptos da chamada "moral de situação" defendem a mutabilidade dos princípios éticos em função do contexto no qual são eles aplicados. Assim, segundo essa filosofia, se os costumes evoluem ao longo dos tempos, o mesmo deve ocorrer com as normas morais. Ou então, mesmo admitindo serem elas universais e perenes, deve-se evitar sua aplicação de forma absoluta nas situações concretas, reduzindo seu valor ao de meras orientações a serem ponderadas em função das circunstâncias do momento.13

Ora, a Lei sintetizada nos preceitos do Decálogo é absoluta e permanente, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica: "Visto que exprimem os deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo, os Dez Mandamentos revelam, em seu conteúdo primordial, obrigações graves. São essencialmente imutáveis, e sua obrigação vale sempre e em toda parte. Ninguém pode dispensar-se deles".14
Portanto, aquilo que era pecado quando Adão e Eva saíram do Paraíso, sê-lo-á também até o último dia, quando for morto o Anticristo e vier o fim do mundo.

O pecado de escândalo
19 "Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino dos Céus".
Ora, pior que desobedecer aos preceitos da Lei divina é criar ou propagar uma doutrina que convide a transgredi-los. Quem assim procede perde, sem dúvida, a graça de Deus e, caso não se emendar, "será considerado mínimo no momento do Juízo; ou seja, será reprovado, será o último. E o último cairá inexoravelmente no inferno"...”

(Mons. João Scognamiglio Clá Dias http://www.arautos.org/artigo/23881)


contatos ou pedidos de oração:
www.padrehector.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QI Ateu: Que Santo Thomas de Aquino não aprovaria.

Quando eu estava crescendo, lendo várias listas dos "pessoas mais inteligentes do mundo," às vezes eu encontrei minha fé testada. Nesse ponto-ignorante das várias provas da existência de Deus  e de todo o campo da metafísica-I ler sobre os gênios do mundo que concluiu que Deus não existisse. O meu processo de pensamento era algo como: "Eu sei que essas pessoas são mais espertos do que eu sou, e se alguns deles não acreditam em Deus, eles poderiam ser sobre a algo?" Afinal, esses rapazes e moças tinham QI de mais de 160 por amor de Deus! O que eu vim a perceber em anos desde que é que algumas medidas aceitas de inteligência são terrivelmente falho, especialmente na forma como eles se relacionam com as questões da existência de Deus. Aqui está o porquê. Academicamente, a nossa principal medida de inteligência é o teste de QI (quociente de inteligência). Não foi sempre assim. Para a maioria da história registrada, a inteligência humana não foi considerado d...

Liturgia de Hoje.

Evangelho segundo São Mateus 6,19-23. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!». Comentário: O que és tu? Rico ou pobre? Muitos me dizem: eu sou pobre, e dizem a verdade. Conheço pobres que possuem alguma coisa e conheço outros que são completamente indigentes. Mas eis um homem em cuja casa abunda o ouro e a prata – oh! se ele soubesse como é pobre! E reconhecê-lo-ia se olhasse para o pobre que tem a seu lado. Aliás, seja qual for a tua opulência, tu que és rico, não passas ...

Liturgia Hoje.

Evangelho de São Mateus 6, 1-6, 16-18. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompens...