Pular para o conteúdo principal

Liturgia de Hoje





Evangelho segundo São Mateus 5,17-19.

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar.Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus»."

Comentário:
Aqui transcrevo um trecho do texto de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, que comomenta o Evangelho de hoje.

“Cristo é a plenitude da Lei
17 "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar- lhes pleno cumprimento".

De tal forma Jesus abstraia de algumas normas farisaicas, que muitos poderiam imaginar ter vindo Ele revogar a Lei mosaica, substituindo-a por outra.

Os Doutores da Lei, por exemplo, proibiam o contato com os pecadores e publicanos, enquanto o Divino Mestre ia jantar em casa deles. Rompia também os preceitos farisaicos do sábado, permitia que seus discípulos omitissem as abluções rituais antes da refeição e afirmava não estar a impureza nos alimentos, mas sim no coração. Tudo isso poderia dar a impressão de ser Ele um laxista disposto a abolir as antigas práticas, excessivamente rigorosas.
O Decálogo é um reflexo do Criador
Não ignorando essa objeção dos seus ouvintes, começa Jesus por mostrar-lhes não ser a Boa Nova "uma doutrina de facilidades e uma religião a preços promocionais, menos ainda uma anarquia ou um rompimento revolucionário com o passado de Israel".9 Pelo contrário, Ele vai edificar o Evangelho "sobre os antigos fundamentos, e da Lei divina nada passará, a menos que se diga que um botão de rosa acaba quando a flor desabrocha, ou que um esboço traçado a lápis é suprimido quando a pintura definitiva vem completá-lo, fixá-lo para sempre".10

Em que consiste, então, o "pleno cumprimento" anunciado pelo Messias?
A antiga Lei era, segundo São Tomás, a "da sombra", pois apenas "figurava com alguns atos cerimoniais e prometia por palavras" a justificação dos homens.11 A nova, entretanto, é a "da verdade", porque realiza em Cristo tudo quanto a Lei antiga prometia e figurava. Ou seja, a Lei nova realiza a antiga enquanto supre o que faltara a esta.

12Nosso Senhor não é só o Autor da Lei, mas também a Lei viva. Assim como dizemos que "o Verbo de Deus Se fez carne", podemos afirmar que "a Lei de Deus Se fez carne e habitou entre nós". No Divino Mestre se encontram os Dez Mandamentos no estado de divindade, pois, por exemplo, o que fez Ele na sua vida terrena senão praticar a todo o momento o Primeiro Mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas"?

Nessa perspectiva, fácil é vermos no Decálogo um reflexo do Criador, compreendermos a beleza que existe nos seus preceitos e acatá-los com amor, de modo a criar em nossa alma a aspiração de cumpri-los com integridade, como meio de nos aproximarmos de Deus.

Decálogo e moral de situação
18 "Em verdade, Eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra".

Os adeptos da chamada "moral de situação" defendem a mutabilidade dos princípios éticos em função do contexto no qual são eles aplicados. Assim, segundo essa filosofia, se os costumes evoluem ao longo dos tempos, o mesmo deve ocorrer com as normas morais. Ou então, mesmo admitindo serem elas universais e perenes, deve-se evitar sua aplicação de forma absoluta nas situações concretas, reduzindo seu valor ao de meras orientações a serem ponderadas em função das circunstâncias do momento.13

Ora, a Lei sintetizada nos preceitos do Decálogo é absoluta e permanente, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica: "Visto que exprimem os deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo, os Dez Mandamentos revelam, em seu conteúdo primordial, obrigações graves. São essencialmente imutáveis, e sua obrigação vale sempre e em toda parte. Ninguém pode dispensar-se deles".14
Portanto, aquilo que era pecado quando Adão e Eva saíram do Paraíso, sê-lo-á também até o último dia, quando for morto o Anticristo e vier o fim do mundo.

O pecado de escândalo
19 "Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino dos Céus".
Ora, pior que desobedecer aos preceitos da Lei divina é criar ou propagar uma doutrina que convide a transgredi-los. Quem assim procede perde, sem dúvida, a graça de Deus e, caso não se emendar, "será considerado mínimo no momento do Juízo; ou seja, será reprovado, será o último. E o último cairá inexoravelmente no inferno"...”

(Mons. João Scognamiglio Clá Dias http://www.arautos.org/artigo/23881)


contatos ou pedidos de oração:
www.padrehector.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QI Ateu: Que Santo Thomas de Aquino não aprovaria.

Quando eu estava crescendo, lendo várias listas dos "pessoas mais inteligentes do mundo," às vezes eu encontrei minha fé testada. Nesse ponto-ignorante das várias provas da existência de Deus  e de todo o campo da metafísica-I ler sobre os gênios do mundo que concluiu que Deus não existisse. O meu processo de pensamento era algo como: "Eu sei que essas pessoas são mais espertos do que eu sou, e se alguns deles não acreditam em Deus, eles poderiam ser sobre a algo?" Afinal, esses rapazes e moças tinham QI de mais de 160 por amor de Deus! O que eu vim a perceber em anos desde que é que algumas medidas aceitas de inteligência são terrivelmente falho, especialmente na forma como eles se relacionam com as questões da existência de Deus. Aqui está o porquê. Academicamente, a nossa principal medida de inteligência é o teste de QI (quociente de inteligência). Não foi sempre assim. Para a maioria da história registrada, a inteligência humana não foi considerado d...

Oração de Santo Afonso de Ligório ao Santíssimo Sacramento.

Senhor meu Jesus Cristo, que, pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tendes feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim  neste sacramento, por me terdes concedido como advogada vossa Mãe santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja. Eu vós saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de garças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adora-vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental estais menos reverenciado e em maior abandono. Meu Jesus, eu ...

Adoremos ao Santíssimo.

Unidos Adorando ao Saníssimo Sacramentos em qualquer Igreja que tiver um Sacrário peçamos pela conversão dos pecadores; para livrar ao Brasil de todo mal e em Reparação a Jesus na Hóstia Consagrada. Amém GRAÇAS E LOUVORES SE DÊ EN TODO MOMENTO, AO SANÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO! Jesus Sacramentado tende piedade de nós! Jesus Sacramentado tende piedade do Brasil!