Evangelho segundo São Mateus 10,7-13.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus .
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, dai de graça».
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos;
nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento.
Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, procurai saber se há nela alguém que seja digno, e permanecei em sua casa até partirdes.
Ao entrardes numa casa, saudai-a.
Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela; se não for digna, volte para vós."
Comentário:
Jesus Cristo manda os Apóstolos a "Proclamar" pregar que o "Reino do Céus está próximo", significando com isso que Deus está entre nós, Deus desce aos homens e mulheres para não se perderem no caminho que leva ao Pai. É um céus antecipado ter o Filho de Deus em forma humana. E não só ter Jesus mas ensinando como chegar a este Céus que é felicidades infinitas e que os homens e mulheres estão destinados. Porém Deus quer nossa colaboração para adquirir tão preciosa alegria eterna. O esforço é pouco comparado com bem infinito que nós espera: servir ao próximo, dize Cristo: "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, dai de graça." isto é, sem esperar nada em troca! E como os discípulos de Cristo devem ser desapegados de tudo, assim diz nosso Divino Mestre: "Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos" . Jesus Cristo sabe como falsa segurança do dinheiro corrompe ao homens. E os apóstolos desde cedo aprendem como dar valor as mensagens que pregam, que Jesus ensina procurar "alguém que seja digno" para ficar na casa, enquanto dura a missão, para que nada atrapalhe a mensagem do evangelho. Finalmente como os apóstolos devem levar a "paz" de Deus a todos; mas a casa e as pessoas devem merecer-la pela boa vida religiosa e moral.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos conceda a graça de viver o evangelho de Cristo para poder anunciar que o Reino de Deus está muito próximo. Amém.
Comentários
Postar um comentário